Home
A Escola
Associação Mantenedora
Histórico
Pedagogia Waldorf
Sobre o Ensino Fundamental
Escolas Waldorf no mundo
Formação de professores
Eventos
Calendário 2017
Editais
Links
Fale conosco
Ficha de Contato Inicial
Livro de visitas/Fórum
   
 

Por volta dos 7 anos, a criança alcança a maturidade escolar e passa a enxergar o mundo por meio daquilo que o professor lhe apresenta. Nesta fase inicia-se a alfabetização e o estudo da matemática, baseados na vivência concreta dos alunos e no que podem apreender através dos sentidos. É o momento em que os alunos estão abertos aos sentimentos, reconhecendo a autoridade carinhosa do professor.

A Pedagogia Waldorf utiliza a Arte como recurso didático em todas as suas manifestações (música, pintura, teatro, modelagem, trabalhos manuais, etc.). A abrangência e a divisão do currículo são especiais: toda a programação do ano escolar, do dia de aula e de cada aula é objeto de cuidadosa atenção, numa abordagem que vem se desenvolvendo há mais de setenta anos, em vários países.


Como é o currículo da Escola Waldorf Querência?

O currículo do Ensino Fundamental prevê as mesmas matérias básicas exigidas para todas as escolas, porém ampliadas e complementadas por outras, como astronomia, teatro, música (canto e orquestra), ginástica e euritmia, trabalhos manuais, desenho e pintura, artes plásticas e duas línguas estrangeiras (inglês e alemão).

1º ano: Contos de fadas, introdução à escrita e leitura, aritmética.

2º ano: Fábulas e lendas, desenvolvimento do ritmo e fluidez na leitura e escrita, aritmética.

3º ano: Histórias do Antigo Testamento, leitura e letra cursiva, gramática e aritmética, horta, pão, casa, indicação de um instrumento musical individual.

4º ano: Mitologia nórdica, antropologia, leitura, composição e gramática, frações, geografia local.

5º ano: História antiga (Pérsia, Babilônia, Mesopotâmia, Egito e Grécia), leitura, composição e gramática, geografia do país, botânica, geometria à mão livre e números decimais.

6º ano: História romana e medieval, matemática e geometria com instrumentos, geografia das Américas, física básica. Costura e trabalho em madeira, astronomia e mineralogia.

7º ano: Reforma e Renascimento, as grandes navegações, as grandes invenções, geometria, álgebra, química, geografia da Europa, nutrição e fisiologia, desenho em preto e branco, biologia (sistema digestivo, respiratório e circulatório).

8º ano: História moderna, geometria e álgebra, geografia mundial, química orgânica, leitura, gramática e composição, biologia (sistema ósseo e muscular).

9º ano: História contemporânea, física, tec. das primeiras máquinas do século XIX, matemática (probabilidade), geometria (parábola), biologia (reprodução), geografia (geologia do planeta), química (decomposição da matéria orgânica), História da Arte, literatura, gramática.

1º ao 9º ano: Trabalhos manuais, alemão, inglês, música, religião, jogos, euritmia e disciplinas do currículo oficial.