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Querência: diz-se do lugar onde o homem deseja desenvolver-se e fazer prole, ligado à terra, às raízes e ao bem estar.

A Escola de Ensino Fundamental Waldorf Querência nasceu como projeto-piloto no ano de 2005, da vontade de pais e pedagogos que acreditam na Pedagogia de Rudolf Steiner como forma de construir um mundo menos fragmentado, de seres humanos saudáveis e livres para oferecer seus dons e talentos na sociedade onde atuam.
Mantida pela Associação Micael de Pedagogia Waldorf no Rio Grande do Sul, a Querência foi credenciada em 2009 pelo Conselho Estadual de Educação e funciona em parceria com a Escola Infantil Arco-Íris. Ambas representam iniciativas pioneiras em Pedagogia Waldorf no Estado do Rio Grande do Sul.
A educação Waldorf chegou aos pagos gaúchos para oferecer o entusiasmo aos professores que a praticam e aos alunos que a recebem! A nossa tão desejada Querência está sendo acalentada e nutrida com muito carinho, e sua consolidação, dia após dia, transforma um grande sonho em realidade.



As Escolas Waldorf fazem parte de uma rede independente e são geridas por associações sem fins lucrativos, formadas por pais, professores e amigos, que não se tornam "donos" da escola, nem mesmo em sistema cooperativo. Isso lhes confere liberdade na definição das prioridades de ensino e insere as famílias no dia-a-dia da escola.

Construir uma Escola Waldorf exige uma nova atitude dos pais e de todos que desejam ser partícipes de novos paradigmas. Nesta construção, os envolvidos dão exemplos maravilhosos para as crianças, que podem observar o mundo adulto, admirá-lo e perceber que há formas de fazer sempre novas e que a esperança de um mundo mais belo e solidário é constante.
Estes são valores já embutidos na proposta de uma Escola Waldorf, onde todos se sentem responsáveis por tudo, endossando a idéia de que somos uma grande teia, um ecossistema único em que tudo reflete no todo.

 A Associação Micael de Pedagogia Waldorf no Rio Grande do Sul é a mantenedora jurídico-financeira da Escola Waldorf Querência. Procura catalisar e coordenar os movimentos de pais e amigos para a continuidade da Escola. Visa a fomentar e acompanhar o impulso que norteia o seu desenvolvimento dentro da Pedagogia Antroposófica. A filiação é aberta a pais e amigos interessados.


A escola segue os princípios da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf, mas é autônoma. Em outras palavras: tem uma orientação bem definida, mas é conduzida de acordo com as peculiaridades regionais. Conta atualmente com 100 alunos e 25 professores e funcionários. A Querência integra a Federação das Escolas Waldorf do Brasil, cujo objetivo é atuar como um fórum permanente de apoio, discussão e troca de experiências pedagógicas, administrativas, jurídicas, financeiras etc., além de facilitar o intercâmbio com federações e escolas de outros países.


A Escola Waldorf Querência organiza-se em torno de Conselhos e Comissões. A Conferência Interna é o núcleo diretivo. Formado atualmente por 2 professoras e pela Diretora-Presidente da associação mantenedora, reúne-se semanalmente para tratar de assuntos pedagógicos, da avaliação de professores, de questões estratégicas de futuro da escola, etc.

O Colegiado de Professores, formado por todos os professores da escola, reúne-se semanalmente para tratar das questões pedagógicas e  funcionais do dia-a-dia. Nas reuniões desse Colegiado acontece também a troca de experiências entre os professores e é onde se promove o desenvolvimento da pedagogia a partir da prática diária.

Também muito importantes na estrutura da escola são as comissões formadas por pais e professores. Elas tem funções temáticas e executivas, responsabilizando-se pela organização e realização de atividades diversas. A composição de cada comissão é realizada na primeira reunião geral no início do ano letivo, mas novos interessados podem candidatar-se a qualquer tempo. Cada comissão conta com o apoio dos demais órgãos para definir suas ações, como calendário de reuniões, tarefas a realizar, novas iniciativas etc.

Além dos conselhos e comissões, a escola conta com a Secretaria, responsável pelas atividades de registros escolares, cobrança de mensalidades, aquisição de materiais, apoio aos conselhos e comissões e demais tarefas administrativas.


A participação dos pais é estimulada desde o ingresso da família na comunidade escolar, sempre respeitando o caráter voluntário, iniciando coma presença em reuniões de classe e mutirões, até a participação efetiva em comissões e no Conselho de Pais. As reuniões de classe servem para apresentação, pelos professores, do desenvolvimento curricular, de questões pedagógicas e outros assuntos específicos de cada classe. Nessas reuniões são definidos grupos de trabalho formado por pais, para apoio aos professores na realização de algumas atividades.

Já para a participação nas comissões temáticas, os trabalhos voluntários se dão conforme habilidades naturais e disponibilidades de cada um.

As festas e eventos promovidos pela escola são outra forma de participação e integração entre pais, professores e alunos. Todos os anos são realizadas festas de São João, da Primavera (São Micael), além dos bazares de Inverno e de Natal, quando os alunos apresentam seus trabalhos e demonstram as novas habilidades adquiridas com o desenvolvimento curricular e pessoal.