Home
A Escola
Associação Mantenedora
Histórico
Pedagogia Waldorf
Formação de professores
Eventos
Calendário 2017
Editais
Links
Fale conosco
Ficha de Contato Inicial
Livro de visitas/Fórum
   
 

Clique nos arquivos abaixo e saiba mais sobre o Curso Livre de Fundamentação em PW que iniciará em fevereiro de 2014:


FundamentacaoPW2014


FundamentacaoPW2014-2



Todos os professores das Escola Waldorf devem estar legalmente habilitados para a prática da profissão, devendo, preferencialmente, ter formação suplementar em cursos específicos sobre a Pedagogia Waldorf, que incluem estágios supervisionados.

Está em ascensão a procura pela formação em Pedagogia Waldorf, e o principal Seminário de Formação de Professores Waldorf que funcionava desde 1974, em São Paulo, foi oficializado há 9 anos como curso de formação de professores, reconhecido pelo sistema educacional brasileiro, em nível pós-médio. Atualmente está sendo estudada a possibilidade de criação de um curso Superior de formação, e um curso de pós-graduação latu sensu foi realizado em 2006 em uma parceria entre a Escola Livre Porto Cuiabá, a Universidade Estadual de Mato Grosso e a FEWB.

Existem ainda 7 localidades espalhadas pelo país, entre elas o Rio Grande do Sul, onde são oferecidos cursos de Fundamentação em Pedagogia Waldorf (modalidade cursos livres), que também são bastante procurados. Além disso, a formação permanente e continuada dos professores é uma exigência de todas as escolas Waldorf e se dá em suas conferências semanais e em cursos e congressos de extensão organizados pelas diversas escolas e/ou pelas federações de escolas.


Aulas de aquarelaA Fundamentação em Pedagogia Waldorf, baseada na Cosmovisão de Rudolf Steiner, contempla as várias dimensões do ser humano nos diversos âmbitos da vida, trazendo ricos instrumentos para aqueles que resolvem trilhá-la com determinação.

Dentro da pedagogia e da formação do professor Waldorf não importa somente "o que" o adulto conhece, mas também "como" ele conhece.

A sociedade atual e a do futuro requer, acima de tudo, capacidade de aprender da própria experiência, desenvolver forças a partir dos erros e superar os limites que constituem as nossas crises, as nossas dores de crescimento.

Eis um dos desafios da Pedagogia Waldorf, que tem como tarefa precípua capacitar homens e mulheres a ter na vida adulta força para se auto-educar.

Até o ano de 2004, qualquer pessoa interessada em cursar a Fundamentação em Pedagogia Waldorf tinha, necessariamente, de buscar essa formação fora do nosso Estado (em Florianópolis – SC ou São Paulo – SP).

Teatro representado pelos alunos do CursoA Associação Micael de Pedagogia Waldorf no Rio Grande do Sul (AMPWRS) empenhou-se em trazer este curso ao Estado, acreditando na importância desta iniciativa. Portanto, o fato de termos conseguido disponibilizar esta formação à comunidade gaúcha representou uma grande conquista.

Assim, o Curso de Fundamentação em PW no Rio Grande do Sul teve início em março de 2005, no Centro de Vivências Integria, na serra gaúcha, distrito de Picada Café – RS, e hoje acontece na Escola Bom Pastor, em Nova Petrópolis - RS. A primeira turma de alunos formou-se em fevereiro de 2009, e uma segunda turma encontra-se em andamento.

O curso consiste em aulas expositivas e atividades artísticas presentes no currículo das Escolas Waldorf. Está formatado em 20 módulos - de sete dias consecutivos cada - que ocorrem em cinco anos. Cada módulo acontece de três em três meses, em regime de imersão, o que possibilita melhor apreensão do conteúdo e uma rica e salutar convivência em grupo, perfazendo o total de quatro módulos ao ano, contemplando também as quatro estações anuais.

Os módulos ocorrem, normalmente, na semana da Páscoa (sábado anterior até o sábado de aleluia), nas férias de julho, na semana da criança e nas férias de janeiro, perfazendo sempre o período de uma semana.

Como requisitos para a participação, exige-se que o candidato tenha mais de 21 anos e que, acima de tudo, traga consigo o desejo e o compromisso de auto-educação e auto-transformação.


- Propiciar fundamentos aos professores desejosos de praticar a Pedagogia Waldorf, com uma visão de ensino ampliada  pela Antroposofia;

- Levar o professor, o educador, o ser humano à desenvolver habilidades necessárias à prática da arte de educar.

- Provocar reflexões sobre os atuais parâmetros educacionais;

- Apresentar os diversos aspectos da visão antropológica fundamentada na Antroposofia, tanto no concernente ao aspecto constitucional como do desenvolvimento humano.

- Desenvolver reflexões sobre a postura ética do professor diante do aluno e da sociedade;

- Refletir sobre o papel da família e da escola no processo educacional;

- Apresentar e fundamentar (através de vivências artísticas) a prática Pedagógica Waldorf;

- Questionar a importância ou não de mudanças de paradigma na educação.


- Fundamentação Antroposófica (1º a 6º módulos) -  Trimembração, Quadrimembração, Doze sentidos, Os setênios, Cosmogonia, Teoria do Conhecimento.

- Fundamentação Pedagógica (7º a 12º módulos) -  Primeiro setênio, Segundo e Terceiro setênios, Os três primeiros anos escolares.

- Especialização em Primeiro, Segundo e Terceiro Setênios (13º a 19º módulos)

- A estrutura social da Escola Waldorf e o Caminho Interior do Professor (último módulo)

- Atividades artísticas e manuais: pintura em aquarela, modelagem em argila, música (canto e flauta), Euritmia, Arte da Fala, trabalhos manuais em madeira, desenhos de formas, desenhos de luz e sombra, desenhos de lousa, desenhos com lápis de cera

- Atividades complementares: Imagem e fantasia, Temperamentos, Festas do ano, Desenvolvimento do desenho Infantil, Observação fenomenológica, Estudo de Biografias, Parcival.

- Apresentação de monografias

Esta Fundamentação instrumentaliza pedagogos, pais e pessoas que percebam que, de alguma forma, todos somos educadores nesta teia  a vida, tendo em vista que as gerações que nos sucederão inicialmente nos tomam como modelos.

Consideramos que este caminho é rico e envolvente, podendo ajudar-nos a operar as mudanças necessárias para um novo mundo que queremos construir e cultivar.


Se cocê tem interesse em obter maiores informações sobre o Curso de Fundamentação em Pedagogia Waldorf no RS, faça contato com a Coordenadora local do curso, Luciana Chaves, pelo e-mail lcchaves2@terra.com.br.